A tecnologia trouxe muitas inovações em diferentes setores, inclusive no setor de construção civil.
Chamada de “indústria 4.0”, essa possibilitou uma verdadeira transformação no setor, melhorando a produção e a competitividade, sendo que para isso diferentes recursos foram utilizados.
A pandemia fez com que o cenário da construção civil passasse por momentos difíceis, mas com o avanço da vacinação isso tem começado a mudar. Mesmo assim, ainda existem muitos empecilhos para o setor, havendo aumento nos custos e atraso na entregas das obras.
Mas o que tem ajudado muitas empresas desse setor a darem a volta por cima é o investimento em soluções tecnológicas. A tecnologia na construção civil traz facilidade nos processos, otimização, aprimoramento e permite um melhor acompanhamento de cada etapa.
Neste artigo abordaremos sobre o que e como a tecnologia tem implementado o setor de construção civil no Brasil.
Como a tecnologia ajuda o setor de construção?
Há vários modos da tecnologia contribuir para o setor de construção civil, sendo uma dessas a gestão eficiente de obras. Através de plataformas feitas exclusivamente para isso, as indústrias conseguem realizar planejamentos, projeções, simulações, etc.
Outra forma de contribuição da tecnologia para esse setor é o uso da inteligência artificial que ajuda na coleta e análise de dados, na realização de tarefas, etc. Como resultado, há aumento na produtividade e até mesmo redução de riscos nas obras.
Conheça as últimas inovações tecnológicas que contribuem para a construção civil
Existem muitas inovações tecnológicas já aplicadas à construção civil. Algumas delas são:
- Construção verde: o foco é na sustentabilidade, preservando os recursos ambientais e resultando em espaços mais saudáveis, mas também aumentando os valor dos ativos e reduzindo custos operacionais;
- Construção modular: ajuda a tornar mais palpável o cenário de entregas com prazos menores. Ela é realizada por meio de módulos que são construídos fora do canteiro de obras, em seguida basta montá-los para que a edificação esteja pronta;
- Impressão 3D: podem ser utilizadas para as construções modulares nas fábricas ou canteiro de obras;
- BIM – Building Information Model: é o criar e gerir de informações num projeto de construção em todo o processo. É algo baseado num modelo 3D. Com isso se tem um modelo similar ao da construção final através de plataformas digitais;
- Outras inovações tecnológicas na construção civil, da chamada indústria 4.0, são as cidades inteligentes, com soluções de energia renováveis e construções sustentáveis, e o uso de soluções digitais como drones.
A transformação da indústria 4.0
Desde a Revolução Industrial no século 18 para cá a indústria sofreu muitas modificações. A invenção da máquina a vapor, por exemplo, foi um dos grandes marcos da indústria 4.0.
Mas atualmente ela se define com a automação industrial, o uso de inteligência artificial e outros processos que tornam a necessidade da intervenção humana cada vez menor.
E no que tange a construção civil ela é marcada pelo uso de recursos que são conectados à internet, uso de máquinas inteligentes, etc. Assim se pode realizar tarefas de maneira automática e com maior eficiência.
Como a tecnologia te ajuda a captar novos clientes
Empresas que atuam com construção civil podem conquistar mais clientes por meio da tecnologia de diferentes maneiras:
- Ao oferecerem um atendimento exclusivo através de plataformas online, possibilitando um contato mais personalizado;
- E também a realizarem a gestão eficiente da obra e conseguirem entregar ao cliente exatamente o que ele precisa e no prazo definido, melhorando sua reputação.
Agende uma demonstração
Quer informações privilegiadas para acompanhar as melhores oportunidades de obras para seu negócio? Aumentar a produtividade comercial e ainda ter economia de tempo e recursos ao prospectar clientes? Agende agora mesmo uma demonstração com a Prospecta.