Mesmo com a inflação e a alta dos juros, desponta um cenário promissor para a construção civil brasileira.

De acordo com o que foi divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o crescimento atual é de 3,5% para o setor da construção civil, com a possibilidade de alcançar 7% para fechar 2022.

Ainda conforme a CBIC, se esse resultado for confirmado, será o segundo ano seguido com um cenário favorável, algo que já não ocorria desde 2013.

O cenário animador surge após também serem anunciadas novas medidas por parte do governo federal para o programa Casa Verde e Amarela. Com isso as vendas aumentaram significativamente.

As projeções para 2022 para a construção civil

Havia uma previsão de que em 2022 o setor de construção desse uma ralentada, contudo o cenário se mostrou diferente. O índice se mantém positivo, com 3,5%. E se tem muita esperança de que o mercado imobiliário apresentará dados ainda melhores até o final do ano.

Dados do setor

Segundo dados da CBIC para o começo do ano, no setor da construção civil, o indicador de nível de atividade registrou 51,3 pontos, ou seja, o primeiro trimestre fechou com crescimento. A média de pontos foi de 49 no primeiro trimestre.

Sustentabilidade em pauta

Dentre as inovações que têm sido implementadas no setor de construção, aquelas que focam na sustentabilidade têm se destacado. E isso acontece porque a preocupação com o meio ambiente têm sido uma das principais questões para diferentes setores da economia.

Como os consumidores estão mais conscientes e têm cobrado mais das empresas sobre isso, é essencial adotar novas práticas com esse foco.

Para se ter uma ideia, um relatório divulgado pela Dentsu International, com o apoio da Microsoft Advertising, apontou que 91% das pessoas que foram entrevistadas tem a expectativa das empresas serem mais transparentes e adotem medidas positivas.

Desafios do setor da construção civil

Um dos principais desafios para o setor é obter um orçamento adequado para o projeto em questão. A economia ainda tem se recuperado dos impactos sofridos após a covid-19 e suas variantes, que geraram uma parada em vários negócios, inclusive no setor de construção.

Mas as obras em andamento ajudarão a gerar repercussão para o setor em 2023.

Geração de empregos

Mas além dos dados animadores do crescimento geral desse setor e as vendas nele, houve ainda aumento nas contratações de profissionais, com 0,7 pontos representando o aumento de empregados nesse setor em junho em relação ao mês de maior (para 2022).

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontam que esse setor teve o maior número para o primeiro quadrimestre dos últimos dez anos no que tange contratações de funcionários e atividades.

Intenção de investimentos

Os investidores do setor de construção civil também aumentaram sua confiança sobre ele. Dados da Sondagem Indústria da Construção mostram que houve alta pela sexta vez consecutiva no mês de setembro.

E quando foi anunciada a atualização das faixas de renda do programa Casa Verde e Amarela isso gerou mais confiança para o setor. A Caixa Econômica Federal relatou que 1 milhão de indivíduos foi beneficiado.

O país retoma pouco a pouco seu lugar e reacende as chamas para a melhora econômica, com o setor de construção civil tomando os mesmos rumos. E com isso a prospecção de clientes se torna um dos pontos a cuidar.

Essa prospecção pode ser algo mais simples e prático com a ajuda da Prospecta Leste. Conheça agora a nossa solução para gerar mais leads e clientes.

Publicado em: 11 novembro 2022 / Categorias: Inovações /

Assine nossa newsletter