Conquistar mais oportunidades de negócio! Sem dúvida, esse é um dos principais objetivos de qualquer empresa que atua no mercado de construção civil. Uma estratégia eficaz que pode gerar grandes oportunidades é o funil de vendas. 

No entanto, embora essa seja uma estratégia de grande relevância para os negócios, muitas pessoas ainda desconhecem. Para falar a respeito desse assunto, no artigo de hoje vamos abordar, o que é o funil de vendas e qual a importância para o processo de vendas na área da construção civil. Confira!

O que é funil de vendas?

O Funil de Vendas envolve a jornada de um Lead passa até efetivamente realizar a compra ou contratação do serviço. 

A estratégia leva este nome, tendo em vista que, a jornada em que o lead passa tende a qualificá-lo, traçando uma espécie de seleção que “afunila” até que reste apenas os clientes que optam por adquirir o seu produto ou serviço efetivamente, no estágio final também conhecido como fundo de funil. 

Ou seja, durante a jornada de compra ou contratação sua empresa   atrai o maior número de clientes possíveis, qualifica, até que, por fim, seja concretizada a compra ou contratação. 

Qual a importância do funil de vendas?

Uma dúvida frequente a respeito do assunto é. Mas afinal: Qual a importância do funil de vendas? 

Nem todos aqueles que estão construindo ou reformando, vão comprar imediatamente após o primeiro contato da equipe de vendas. 

Nesse aspecto, se faz importante qualificar o lead. Em outras palavras, preparar o cliente em potencial, por meio de diferentes etapas, até que ele esteja pronto para concretizar a negociação com a sua empresa.

Principais etapas do funil de vendas na construção civil?

De um forma geral, o funil de vendas costuma ser dividido em 3 etapas. Entre elas estão: 

Topo de funil: 

O estágio inicial onde o cliente em potencial ainda não sabe que  tem um problema, dessa forma ele ainda não tem interesse em um produto ou serviço específico.

Por isso, nessa etapa é fundamental  fazer com que o potencial cliente entenda que ele tem um problema que precisa ser resolvido. 

Nesse aspecto, é importante produzir conteúdos mais generalistas e informativos, mas sempre de alta qualidade, através dos canais da empresa, (blog, redes sociais, entre outros). Para que assim seja possível ensinar a pessoa sobre o assunto, atrair este usuário para que se converta em lead.

Meio de funil

A partir do momento em que o cliente em potencial reconhece que tem um problema e se torna um lead, ele precisa considerar uma solução para tal. 

Nessa etapa, é importante criar conteúdos de qualidade como dicas e informações que ajudem a solucionar o problema. Este é o momento certo para oferecer conteúdos mais específicos, como e-books ou webinars, por exemplo, com informações mais detalhadas.  

Fundo de funil 

Este é o estágio mais aguardado, onde aliado a equipe de Marketing a equipe de vendas deve entrar em ação. Oferecendo os produtos ou serviços de maneira efetiva. 

Depois de passar pelos estágios anteriores do funil de vendas, o ideal é que nesse estágio (fundo de funil), ele considere a sua solução a melhor opção e se torne um cliente.

Para isso, vale a pena oferecer testes gratuitos, amostras de produtos, enviar depoimentos de outros consumidores. Enfim, mostrar que o cliente deve contratar ou comprar  da sua empresa. 

Ferramenta de prospecção inteligente: Um importante aliado!

A concorrência entre as empresas que realiza a venda de produtos ou de serviços no segmento de construção civil é de fato bastante expressiva. 

Para que sua empresa consiga se destacar, a ferramenta Prospecta Leste pode ser um importante aliado no funil de vendas e em outras estratégias, para gerar negócios para sua empresa. 

Para conhecer melhor a respeito da nossa ferramenta, agende uma demonstração.  

Publicado em: 05 maio 2021 / Categorias: Estratégia de Marketing /

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