Se você atua no ramo da construção civil, engenharia ou incorporação, sabe bem que a prospecção de clientes é, sem dúvida, uma das atividades mais importantes para qualquer empresa que atua nessas áreas. Afinal, são eles – os clientes – os responsáveis pela sustentabilidade financeira dos negócios.
Mas para evitar gastos desnecessários e principalmente garantir que a prospecção gere resultados, é importante fazer uma segmentação de clientes de forma eficaz.
Mas afinal, você sabe de fato o que é a segmentação de clientes e como colocá-la em prática? Neste artigo, vamos abordar o tema e como a segmentação pode beneficiar o seu negócio. Acompanhe!
O que é segmentação de clientes?
Embora a segmentação de cliente seja um termo amplamente utilizado, ainda existem muitos empreendedores e empresários que desconhecem o que ela significa na prática.
Em termos gerais, a segmentação de clientes nada mais é do que fazer a divisão de potenciais clientes e de clientes efetivos em grupos (ou seja, segmentos).
Esses grupos possuem características semelhantes, o que permite facilitar o trabalho do departamento de vendas e até mesmo de marketing da sua empresa, garantindo que a prospecção ocorra de forma mais eficiente a assertiva.
Quais os benefícios de segmentar os clientes?
A segmentação de clientes pode garantir diversos benefícios para sua empresa. Veja a seguir, os 5 principais benefícios:
- Focar os esforços nos prospects corretos: Com a segmentação, a sua empresa pode focar os esforços em prospects ideais, aqueles que realmente se encaixam nas soluções que a sua empresa.
- Direcionar melhor a abordagem: Outro ponto relevante, é que através da segmentação, é possível direcionar a abordagem para cada grupo de prospects, atraindo clientes mais qualificados;
- Reduzir de custos: Segmentando os clientes, sua empresa reduz custos, deixa de investir de forma aleatória e passa a investir apenas em clientes com alto potencial de negócios;
- Aumentar o retorno financeiro: Clientes mais qualificados, podem aumentar as oportunidades de negócios e consequentemente gerar mais retorno financeiro para a empresa.
Maior retenção de clientes: A segmentação não é vantajosa apenas para o momento de prospecção, mas é importante recurso também na retenção de clientes. Pois quando sua empresa segmenta e conhece de fato quais as necessidades dos clientes, pode direcionar melhor suas ações, e manter a sua base de clientes fidelizados.
Por que a segmentação é uma etapa importante?
Para garantir resultados efetivos para a sua empresa, um passo importante é desenvolver o processo de prospecção de clientes de forma eficiente.
No entanto, antes mesmo de iniciar o processo de prospecção é importante segmentar os clientes de maneira assertiva, e assim garantir que os esforços sejam direcionados de forma correta. Nesse sentido, a Prospecta Leste é a plataforma ideal para sua empresa.
Como nós da Prospecta Leste podemos ajudar sua empresa?
Nós sabemos que o processo de segmentação e de prospecção é um verdadeiro desafio para as empresas que atuam no ramo da construção civil, engenharia ou incorporação.
Pensando nisso, elaboramos a plataforma Prospecta Leste. Uma plataforma inteligente, que permite contribuir de maneira eficaz no seu negócio.
Por meio da plataforma, é possível localizar potenciais clientes utilizando a nossa segmentação customizada para encontrar empresas com maior propensão a consumir seus produtos ou serviços.
Isso tudo, através de um sistema completo e único, onde colocamos a informação detalhada para você ter acesso a todos os possíveis clientes da sua região.
Ainda através da plataforma, é possível criar lista de prospecção com relatório completo que indica onde estão, quem são e como entrar em contato com seus clientes.
Para conhecer mais a respeito dos recursos disponíveis na plataforma, entre em contato conosco e agende uma demonstração.