Um dos principais desafios de quem vende prestação de serviços, é justamente encontrar a estratégia mais adequada para se conectar com os clientes. Isso porque diferente da venda de produtos (que são tangíveis) a venda de serviços (são intangíveis).
Nesse sentido, vender a prestação de serviços requer ainda mais habilidades, desenvolvimento de estratégias específicas que contribuem de forma direta na geração de resultados.
Se você presta serviços e quer saber como otimizar o seu processo de vendas, esse conteúdo foi feito para você. Ao longo deste artigo, vamos mostrar dicas de como vender prestação de serviços de maneira eficiente e impulsionar os seus resultados.
Analise quais são as demandas do mercado
A competitividade do mercado, principalmente no setor de construção civil, vem aumentando de forma significativa nos últimos anos. Em função dos avanços frequentes na tecnologia, surgem de forma recorrente novas oportunidades de mercado, mas como conseguir se destacar e ingressar nessas novas oportunidades?
Uma estratégia importante é analisar quais são as demandas do mercado regularmente. Muitas vezes, o serviço que sua empresa realizava não é mais tão atrativo, ou tem se tornado obsoleto com as novas ferramentas existentes no mercado e precisa ser adaptado para atender a nova realidade que o mercado exige.
Fazendo levantamento apurado da realidade do mercado, é possível descobrir os gargalos e falhas do negócio. E assim, direcionar suas atividades para conseguir garantir melhores resultados.
Especifique os serviços que você oferece
Um dos pontos essenciais no processo de venda de prestação de serviços, é fazer com que o cliente consiga entender o tipo de serviço que sua empresa pretende realizar.
Embora possa parecer algo primário, muitos clientes acabam deixando de contratar o tipo de serviço que você presta, por não entenderem na prática quais os benefícios o seu serviço pode proporcionar para empresa dele.
Diferente do que acontece na venda de produtos, onde o cliente pode visualizar aquilo que ele está comprando, na venda da prestação de serviços o cliente precisa de mais informações para poder entender e visualizar aquilo que você está tentando passar.
Por isso, é demasiadamente importante que você proporcione a maior quantidade de informações possíveis de forma criteriosa e específica para os seus clientes em potencial. Veja alguns pontos que você pode abordar, durante o processo de vendas de serviços que:
- Explicar de forma clara e objetiva quais serviços o seu negócio irá oferecer;
- Quais são os diferenciais da sua empresa para concorrência;
- Quais são as vantagens que o cliente vai ter ao contratar os seus serviços;
- Quais são as suas qualificações;
- De que maneira o serviço será prestado e entregue;
- Quais são as garantias que sua empresa proporciona, entre outros.
Com todas essas informações, o cliente conseguirá compreender a importância do seu serviço para o negócio dele.
Utilize uma ferramenta de prospecção inteligente
Quando falamos em vendas para quem atua com prestação de serviço, outro ponto importante que contribui para uma melhor otimização do processo de vendas, é utilizado uma ferramenta certa para fazer a prospecção de clientes.
Dessa forma, você garante o melhor aproveitamento durante o processo de venda, evita gastos desnecessários e garante o resultado mais eficiente para o seu negócio.
A Prospecta Leste conecta empresas do segmento, a pessoas que estão construindo ou reformando e precisam de serviços para construção.
Por meio da plataforma, você pode escolher por data, região, tipo de obra, profissional e finalidade. Aproveitar e usar os filtros para definir o tipo de obra que mais atende às necessidades da sua empresa. Em menos de um minuto, você gera uma lista de prospecção confiável. Depois disso, basta acompanhar cada cliente de perto e aproveitar.
Com a Prospecta Leste você encontra o cliente certo na hora certa, acelerando o seu ciclo de vendas. Agende uma demonstração e conheça mais!